Encontros Vocacionais
            Pastoral Vocacional             Encontros Vocacionais      

A Pastoral Vocacional da Província Santa Cruz promove diversos Encontros Vocacionais para aqueles que desejam se tornar franciscanos. São oferecidos três tipos de encontros com o intuito de amadurecer o jovem no seu processo de discernimento vocacional. Os encontros têm como objetivo prestar assistência espiritual, orientar sobre as diversas vocações e aprofundar o conhecimento sobre o carisma franciscano.

Despertar vocacional

Este encontro é oferecido aos jovens que ainda não compreendem a vocação ou a qual vocação específica ele é chamado. Cada fraternidade da nossa Província é convidada a promover esses encontros em sua cidade ou região. A união de leigos, padres, seminaristas, religiosos e religiosas da diocese é muito importante no desenvolvimento deste encontro. Geralmente são realizados nas paróquias, onde podem participar homens e mulheres. Durante as reuniões, procura-se apresentar aos jovens os três tipos fundamentais de vocação: vocação humana, vocação cristã e vocação eclesial.

O objetivo primordial é apresentar a Proposta de Vida Franciscana, para que os jovens possam perceber se nela se sentem identificados ou não. E, a partir daí, mostrar-lhes os diversos caminhos que podem ser seguidos sob a luz do carisma franciscano.

Caso se identifique com a forma de vida dos frades menores, é oferecido ao jovem a oportunidade de receber um acompanhamento vocacional com os frades. Esse jovem pode, então, ser convidado para participar dos Encontros de Acompanhamento Vocacional que acontecem em algumas cidades onde estamos presentes, em Minas Gerais e no Sul da Bahia.

Acompanhamento vocacional

Os Encontros Vocacionais em nível provincial, reúnem-se, no Centro Vocacional de Betim, aqueles jovens que estão sendo acompanhados nas diversas regionais através de cartas, dos Encontros de Acompanhamento Vocacional, de entrevistas ou de conversas pessoais.

O objetivo deste encontro é o aprofundamento no discernimento vocacional, em vista a uma tomada de decisão: a decisão de viver uma vida inspirada nos ensinamentos de São Francisco de Assis, contemplando o Evangelho de Jesus Cristo.

Durante o encontro são realizadas palestras, dinâmicas, orações e celebrações, experiência de missão, visita aos hansenianos, descontração, esporte e lazer.

Notícias