Notícias
            Informações             Notícias             Congresso franciscano em Madrid discutirá unidade
16/03/2017 franciscanos.org.br Notícias Congresso franciscano em Madrid discutirá unidade
Frei Marco Tasca, Frei Michael Perry e Frei Mauro Jöhri
A+ a-
"Tenho esperança que se realize a unidade"

Nos dias 22, 23 e 24 de maio de 2017, os Ministros Gerais Frei Marco Tasca, da Ordem dos Frades Menores Conventuais; Frei Michael Perry, da Ordem dos Frades Menores; e Frei Mauro Jöhri, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos estarão reunidos em Madrid, tendo como ponto principal da pauta a unidade da família franciscana.

Neste ano, comemora-se o aniversário da Bula “Ite Vos” (1517), com a qual sancionou a divisão entre os Conventuais não-reformados e os Observantes. Jesús Torrecilla, que coordena a Comunidade acadêmica da Escola Superior de Estudos Franciscanos (ESEF) de Madrid, explica que o encontro surgiu a partir de uma conversa com o Papa Francisco, que questionou os Ministros Gerais, em 4 de outubro de 2013, em Assis: “Por que vocês ainda não estão unidos?”. Os organizadores salientam que o clima atual favorece o diálogo interfranciscano e que o espírito de família franciscana cria, cada vez mais, iniciativas nesse sentido do diálogo.

O congresso visa promover uma reflexão espiritual da realidade de grupos franciscanos que aspiram e querem construir uma história comum, da família e da humanidade. Os Ministros Gerais afirmam: “Queremos ser, de modo especial, os ministros irmãos que se ajudam. Isso nos torna realmente irmãos”.

“Não sabemos o que se passou ao longo dos séculos, porém acreditamos que este evento trará à tona o que temos em comum, e será importante para criarmos uma perspectiva de uma caminhada comum”, aposta Torrecilla.

Um marco nesse caminho será dado no início de 2018, quando terá início a nova Pontifícia Universidade Franciscana, que surge a partir da união dos atuais centros acadêmicos franciscanos, em particular o Antonianum e o Seraphicum, com o objetivo de criar um verdadeiro polo universitário de alta qualidade, capaz de atrair estudantes e pesquisadores. Para os Gerais, “nestes tempos de divisão e fragmentação somos chamados a fazer emergir a nossa identidade unitária devida ao nosso ser filhos de São Francisco, herdeiros de sua experiência e intuição de vida evangélica”.

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Centro Administrativo | WebTop
Seth Comunicação