Notícias
            Informações             Notícias             Encontro de formação da Peque Família Franciscana
24/03/2017 Texto: Maria Luiza Tavares e Fotos: Frei Laércio Jorge Notícias Encontro de formação da Peque Família Franciscana Encontro do grupo Frei Urbano Plentz
A+ a-

Neste último final de semana, nos dias 17 a 19 de março de 2017, participamos do encontro de formação da Pequena Família Franciscana, no Centro Franciscano de Formação e Cultura em Divinópolis/MG.

Este Encontro foi dirigido pela Conselheira Central Maria Aparecida Crepaldi, responsável pela formação de nosso grupo Frei Urbano Plentz.

O objetivo do encontro foi a Formação Inicial com o tema “O chamado de Deus na história da humanidade”. Refletindo nos textos bíblicos quando Deus chama alguém pelo nome, para uma missão especial.

Pelo Batismo também somos chamados pelo nome, como filhos de Deus o que nos faz irmãos de todos. O chamado ao Reino de Deus requer em si uma nova vida na Liberdade. Livres do egoísmo, da ganância, do preconceito, livres para dizer SIM a Deus.

Não é fácil ouvir a voz de Deus nos chamando em meio aos atrativos do mundo atual. O chamado ressoa na alma, no coração e só ouvimos no silêncio. E essa busca do que está faltando em nós, vai moldando nossa vida, mostrando o caminho até encontrá-lo.

Refletimos também sobre o chamado de Deus na vida de São Francisco e de nossos fundadores. Francisco passou pela busca incansável de algo que lhe faltava para preencher um vazio em sua vida, mas não sabia onde e nem o que procurar. E foi refletindo sobre si mesmo, na sinceridade de seu coração que Francisco encontrou Deus em si mesmo.

A partir desse encontro ficou pleno de Deus e passou a enxergá-lo em tudo, nas pessoas, na natureza, nos animais, em todas as criaturas e sempre louvando a Deus.

Nossos fundadores sempre nos alertaram que tão importante quanto ouvir o chamado, é permanecer no caminho.

Devemos estar sempre atentos no convívio com nossos irmãos de fé e com todos com os quais convivemos: família, vizinhos, colegas de trabalho, amigos.

A caridade fraterna e o silêncio interior deve ser o nosso projeto de vida.

“Esforçai-vos ó filhas minhas em Cristo, para encarnar na vossa vida, nos vossos relacionamentos de grupo, aquele doce ideal de caridade que é o máximo ideal dos preceitos Evangélicos e até agora é a característica principal e maior fortuna da nossa PFF”. (Frei Ireneo).

“O falar dispersa a vida da alma e faz morrer pouco a pouco a fonte de verdade e de vida. O silêncio é fecundo para a vida da alma. É embeber-se da fonte vital onde habita Deus”. (Vincezza).

Ter um projeto é levar a sério a aventura da própria vida, é o conhecimento de si mesmo e discernimento no Espírito, um espaço de iluminação interior, a liberdade pessoal que conhece e aceita a si mesmo.

Devemos ter sempre em mãos nossas Constituições e Normas Práticas. São elas que nos dão base para vivermos nossa vocação e não nos afastarmos do nosso ideal de vida consagrada.

Tivemos reunião do Conselho de Grupo e também momentos de oração na Capela interna do Centro Franciscano: Laudes, Vésperas, Coroa Franciscana, Adoração ao Santíssimo.

Paz e Bem!

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Centro Administrativo | WebTop
Seth Comunicação