Notícias
            Informações             Notícias             Frades da Missão da CFMB criam material de prevenção do Tráfico Humano
31/03/2017 Fr. Malone Rodrigues Notícias Frades da Missão da CFMB criam material de prevenção do Tráfico Humano Já está pronto o material da campanha “De olho aberto nos seus diretos! – que visa criar ações de prevenção sobre o tráfico de pessoas.
A+ a-

Em parceria com Diocese de Roraima, CARITAS, CPT e Ministério Público do Trabalho de Boa Vista, Frei Pedro Bruxel, ofm e Frei Malone Rodrigues, ofm – missionários na missão Franciscana da Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB) em Boa Vista, produziram o material pedagógico que busca alertar crianças e adolescentes sobre os riscos do tráfico humano e do trabalho escravo.

“Criamos estes material com o objetivo de que as crianças e os adolescentes possam aprender brincando. Me lembro que quando era criança, tive contato com um material muito parecido, até hoje lembro do conteúdo daquele joguinho. Ao mesmo tempo que brincávamos aprendíamos. Acredito que o material vem ao encontro de uma urgência pastoral e humanitária" – afirma frei Pedro articulador do projeto. Para Frei Malone que trabalhou no projeto gráfico, o trabalho foi um desafio: “Já produzi outros materiais, mas nunca um direcionado à crianças e adolescentes, mas curti muito. Estou ansioso para ver a gurizada lendo o livro e brincando com o jogo.” – segundo o frade o material foi pensado para crianças e adolescentes e, também, para ser usado por professores e agentes de pastoral que trabalhem com o público infanto-juvenil.

O livro traz informações sucintas e dados informativos de como acontece o tráfico de pessoas. Segundo Frei Pedro, o material mostra de maneira pedagógica como o crime acontece e como denunciar os crimes que existem e quais as consequências que o tráfico humano pode trazer à vítima. A próxima etapa será entregar o material nas presenças da Diocese, como também ao público atendido pela CPT e pela CARITAS.

Tráfico de Pessoas em Roraima é uma urgência Humanitária e Pastoral.

Segundo o Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), Roraima, por ser uma região fronteiriça, favorece o risco de tráfico de pessoas. Mais de um milhão de pessoas foram traficadas no mundo para fins de exploração sexual, apontam os dados da Organização Internacional do Trabalho, inseridos no Relatório Nacional do Tráfico de Pessoas.

A região Norte é a que apresenta o maior número de rotas do tráfico de pessoas de todo o país, segundo dados divulgados pela Pesquisa sobre o Tráfico de Mulheres, crianças e adolescentes para fins de exploração sexual (Pestraf). De acordo com o relatório, existem 76 rotas só na Região Norte, que lidera o ranking. Desde 2002, Roraima aparece nas 145 rotas de exploração infantil e de adolescentes, nacionais e internacionais.

Para denunciar o crime, basta ligar para o 191 da PRF ou o Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A denúncia é anônima.

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...
Centro Administrativo | WebTop
Seth Comunicação