Notícias
            Informações             Notícias             O Papa Francisco recebeu os Ministros Gerais das Ordens Franciscanas no Vaticano
11/04/2017 Radio Vaticana (en italiano) Notícias O Papa Francisco recebeu os Ministros Gerais das Ordens Franciscanas no Vaticano
A+ a-

No dia 10 de abril de 2017, o Papa Francisco recebeu os quatro Ministros Gerais das Ordens Franciscanas no Vaticano: Michael Anthony Perry, OFM, Mauro Johri, OFMCap., Marco Tasca, OFMConv. e Nicholas Edward Polichnowski, TOR.

Áudio em italiano (a serviço de Giada Aquilino)

  
 
P: Quanto tempo a reunião e que tópicos você falou com papa Francisco?

R: O encontro durou cerca de 35 minutos. Falamos da visita do Papa ao Egito e do fato de que, em breve, celebraremos 800 anos da visita de São Francisco a Damieta, no Egito, onde Francisco encontrou o sultão Malik al-Kamil, como um passo para o diálogo com os muçulmanos. Falamos também sobre Aleppo: fiz uma visita à Síria e voltei há dois dias. Eu estava em Alepo, Damasco e Latakia, onde conheci os Frades menores que permaneceram lá com os cristãos. Todos eles desejam agradecer ao Papa Francisco por sua atenção à situação de crise e também pela ajuda financeira que o Papa lhes enviou recentemente. Já fizemos um relatório que mostra como o dinheiro foi usado para o bem-estar dos cristãos e dos muçulmanos.

P: O que você se lembra daquilo que o Papa expressou sobre os ataques contra os coptas no Egito, sobre a situação na Síria e no Iraque ou sobre os ataques na Europa?

R: O Papa sempre pediu apoio e oração para todas estas situações devastadoras.

P: Quais foram os outros temas?

R: Nós falamos principalmente sobre os passos que estamos tomando para criar uma comunhão entre nós, entre as várias Ordens da Família Franciscana. O Papa Francisco mostrou grande interesse.

P: Em que ponto é este caminho?

R: Estamos realizando vários projetos agora. Em primeiro lugar, está o processo de unificação da Universidade Franciscana em Roma, entre os Frades Menores, os Capuchinhos, os Conventuais e os membros do TOR. Temos também outros projetos para a fraternidade na Terra Santa e em outros lugares. Nós, os Ministros Gerais, estamos no reunindo e dialogando várias vezes ao ano a fim de fortalecer e enfatizar essa dimensão da comunhão. Além disso, falamos sobre a importância da possibilidade de permitir que irmãos leigos sirvam com o papel de Ordinários em suas respectivas Ordens.

P: Sobre este ponto do laicato o que foi dito? O que o Papa lhe disse?

R: O Papa Francisco está vendo conosco as possibilidades de realizar este projeto. De fato, demos-lhe uma carta, como um pedido formal de dispensa, uma graça para nós franciscanos.

P: O que isso significa para os leigos? Qual poderia ser o papel de um irmão leigo?

R: O irmão leigo poderia se tornar o guardião de fraternidade local, provincial e até o ministro geral ou vigário geral. Todos as funções do serviço na Ordem.

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
Notícias
                  
Receba as notícias e artigos da Província Santa Cruz. Cadastre seu e-mail...