Santo Franciscano do dia
            Carisma                  
Santa Maria Bernarda Bütler
26 abr
A+ a-

Virgem da Terceira Ordem Regular Franciscana, fundadora das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora (1848-1924), canonizada por Beto XVI (12-10-2008).

Maria Bernarda Bütler nasceu numa modesta povoação da Suíça em 28 de maio de 1848, sendo a quarta entre oito filhos de Henrique e Catarina Bütler, agricultores modestos, mas bons pais cristãos. Em 1867, acolhendo o convite do Senhor e o conselho do pároco, ingressou nas Clarissas Capuchinhas da diocese de S. Gall, edificando as irmãs com uma vida exemplar. Foi mestra de noviças, e depois superiora do mosteiro durante nove anos. Sentindo uma forte atração pela vida missionária, aceitou de bom grado o convite de Mons. Pedro Schumacher, bispo de Portoviejo, no Equador, para ir como missionária para a sua diocese. Superadas algumas dificuldades e obtido indulto pontifício, em 19 de junho de 1888 Maria Bernarda partiu para o Equador com seis companheiras. Aí fundou a Congregação das Irmãs Franciscanas de Maria Auxiliadora, para se dedicar mais livremente às obras de caridade.

A meta da sua evangelização era a dilatação do Reino de Deus. A contemplação da Trindade, donde emana todo o amor e misericórdia, o Coração de Jesus, a Eucaristia, a Virgem Maria, formam o núcleo central da sua espiritualidade. Mas o Senhor guiava a sua serva para outros campos que necessitavam dela. Em 1895, a violenta perseguição religiosa desencadeada no Equador, obrigou Maria Bernarda a refugiar-se na Colômbia. Recebida por Mons. Eugênio Biffi, chegou a Cartagena em companhia das suas primeiras 15 irmãs, no dia 2 de agosto, festa de Santa Maria dos Anjos. Colômbia foi a terra onde Deus quis que a heroica fundadora ficasse para sempre, e onde finalmente consolidou a sua obra.

Depois de haver orientado a sua Congregação religiosa durante quase 30 anos, Maria Bernarda adormeceu no Senhor em 19 de maio de 1924, chorada por todos os pobres da cidade e por todos aclamada como santa.

Notícias